Powerpoint – Exibição em duas telas

Várias pessoas têm nos perguntado ao final das aulas e das palestras como fazemos para trabalhar com o Power Point em duas telas: uma no computador, com diversos arquivos abertos, e outra no datashow, projetando somente a imagem do slide selecionado.

Como prometemos, segue aqui o passo-a-passo para quem utiliza o Windows Vista e o PowerPoint 2007. Se você utiliza outras versões, não se preocupe, a lógica é a mesma e não é complicado fazer as adaptações necessárias. Para iMac e Keynote, veja link ao final do texto.


Passo 1

Atenção, isso é muito importante: Nada disso aqui vai funcionar se você não estiver com o cabo do datashow conectado ao seu computador. Conecte o cabo e siga os passos a seguir.

Passo 2

Clique com o botão direito do seu mouse em cima da área de trabalho (Desktop). Irá abrir uma janela, clique em “Personalizar”.

Passo 3

Na nova janela que irá abrir, clique na última opção: “Configurações de Video”.

Passo 4

Uma nova janela irá abrir e nela você verá o desenho de dois monitores: o de número “1” e o de número “2”. Clique com o botão direito do mouse em cima do monitor “2”. Você notará que uma borda azul contornará o quadrado referente ao monitor “2”.

Passo 5

Uma pequena janela irá se abrir, clique na primeira opção: “Anexado”. Clicando nesta opção, você informará ao Windows que o seu computador trabalhará com dois monitores: o de número “1”, principal, correspondente à tela do seu próprio computador, e o de número “2”, anexado, que corresponderá a um monitor que teoricamente estará localizado à direita do seu monitor principal. Este segundo monitor corresponderá à imagem exibida pelo datashow.

Passo 6

Nesta mesma tela, clique a opção “Estender a área de trabalho a este monitor”. Assim, o seu fundo de tela será reproduzido no monitor “2”, porém sem os ícones apresentados na tela do monitor “1”.

Atenção: não clique na opção “Este é o monitor principal”. Se você clicar nesta opção, fará com que os monitores principal e anexado invertam suas posições. Faça esta experiência: se você clicar em cima do monitor “1” verá que a borda do desenho apresentará uma margem azul. A opção “Este é o monitor principal” estará naturalmente marcado.

Passo 7

Talvez não seja necessário, mas é importante agora ajustar a resolução da imagem que será projetada pelo datashow. Na grande maioria dos casos o ajuste é a “baixa”, correspondente a 800 x 600 pixels. Faça ajustes na resolução caso a imagem projetada esteja cortada ou fora de proporção.

Passo 8

Clique no botão “ok”, na mesma janela, e feche todas as janelas anteriores.

Passo 9

Abra o Power Point e o arquivo que deseja projetar.

Passo 10

Na barra de tarefas do Power Point, clique no menu “Apresentação de Slides”.

Passo 11

No item “Mostrar Apresentação em:”, selecione a opção “Monitor 2”. Você estará informando ao Power Point que ele irá apresentar os slides não no monitor principal, do seu computador, mas sim no monitor anexado, que é a imagem projetada pela datashow.


Passo 12

Finalizando, ainda neste mesmo menu, marque a opção “Usar Modo de Exibição do Apresentador”. Assim que você iniciar a sua apresentação, uma tela especial será mostrada no monitor do seu computador informando a sequência dos slides, o tempo decorrido e anotações que você tenha feito nos slides.

Agradecemos ao nosso “guru” tecnológico da Halliburton do Rio de Janeiro que nos ensinou esta técnica de apresentação em duas telas.

Para informações semelhantes para o iMac e o Keynotes, uma boa dica é consultar a página http://br-mac.org/2012/01/apresentacoes-no-mac-controlando-a-exibicao-da-tela-do-apresentador-no-keynote/.

Boas apresentações a todos!

Cid Alledi Filho
15 de dezembro de 2009
Atibaia, SP